A diretoria do Clube Náutico Alvorada convida os pescadores para a reunião que discutirá o horário de pesca na Lagoa Silvana.

Novas ações estão sendo implementadas

para melhorar as condições de pesca

Com o fim da Piracema, a atividade da pesca foi retomada. A tradicional reabertura, dia 1º de março, atraiu dezenas de pescadores ao Clube Náutico Alvorada, que apresentou as novas regras que intensificam o controle ambiental e fazem parte da estratégia para melhorar as condições de pesca na Lagoa Silvana.

Com 400 hectares de espelho d’água cercados pela Mata Atlântica preservada, a Lagoa Silvana oferece uma das melhores condições de pesca de toda a região. Comprometido em manter o equilíbrio do ecossistema e a perpetuidade das espécies da fauna e da flora, o Clube Náutico Alvorada está intensificando a fiscalização, tanto nas rondas pela lagoa quanto no controle das embarcações, que estão respeitando novas regras.

Uma nova quota semanal foi estabelecida. Cada pescador pode levar para casa, por semana, no máximo 8 kg de peixes e um exemplar. Seguindo determinação dos órgãos ambientais, o tamanho mínimo exigido para a pesca da Traíra e da Corvina passa a ser de 30 cm.Um estudo técnico será desenvolvido pelo clube com o objetivo de verificar a possibilidade de aumento da quantidade e variedade de peixes.

Horário de pesca

Em 17 de dezembro de 2011, por iniciativa dos próprios pescadores, foi feita uma reunião com a diretoria do CNA. No encontro, foram discutidas as condições de pesca da lagoa e ações para melhorá-las. A redução do horário permitido para pesca (06h às 23h) foi uma das decisões tomadas. Mas com o fim da piracema e a retomada da pesca, outros posicionamentos surgiram, o que motivou a diretoria a marcar uma nova reunião, que será realizada dia 14 de abril, sábado, às 14h, no restaurante do clube.

Inspeção obrigatória

Ao final da pescaria, o pescado deve ser apresentado para pesagem e medição. Um funcionário do clube irá verificar se o tamanho mínimo respeita os parâmetros definidos pela legislação ambiental e se quantidade e peso estão adequados à quota semanal estipulada (8 kg e um exemplar). Caso haja descumprimento das exigências, a Administração do Clube Náutico Alvorada tomará as providências cabíveis.