Até que enfim a piracema acabou.

Os pescadores da Lagoa Silvana já estavam ansiosos para voltar a praticar a pesca esportiva, portanto, desde a reabertura oficial da pesca embarcada no dia 01/03/2020, os sócios já podem desfrutar dessa modalidade de pesca esportiva.

Para que as atividades da pesca sejam realizadas de acordo com o regulamento estabelecido pela portaria nº 155/2011 do Instituto Estadual de Florestas-IEF, o CNA intensificou as ações preventivas de conscientização ambiental e operações conjuntas CNA X Polícia Ambiental, visando garantir a perpetuação das espécies da fauna ictiológica bem como o cumprimento das normas legais. O período também foi oportuno para campanhas educativas de queimadas e incêndios florestais no entorno da lagoa.

No período da Piracema ( entre novembro de 2019 a fevereiro de 2020 ), não estava permitido o uso de embarcações e a jornada de pesca estava restringida de 05:00h às 23:00h, agora não mais. Lembramos que a pesca de peixes nativos ainda é proibida pelo IEF em razão de rompimento da barragem de Fundão. Mas está permitida a pesca de várias outras espécies alóctones e híbridas existentes tais como: Pacu, Tambaqui, Matrinchã, Tucunaré, Pescada, Pincachara, Piauçu, entre outros, desde que, respeitado o tamanho mínimo de captura para cada espécie e até 5kg mais um exemplar por semana (cota semanal do CNA).

Ao final da jornada, o pescado deve ser obrigatoriamente apresentado a um funcionário do clube que irá conferir o tamanho mínimo de captura de cada espécie e pesado.

Uma boa pescaria !
Ajude-nos a preservar o meio ambiente!