Abertura da pesca esportiva no CNA destaca conscientização ambiental

A partir das 8h do dia 1º de março (Terça-Feira), o Clube Náutico Alvorada irá promover a abertura do período de pesca. Assim como nos anos anteriores, a expectativa é de que o clube fique repleto de amadores da prática esportiva, que ficou limitada durante os quatro meses da Piracema. 
Dentro da programação, o clube irá distribuir panfleto educativo aos pescadores, destacando a importância da preservação do meio ambiente, além de conter dicas e regras para uma boa pesca. 
Com a abertura da pesca esportiva, a lagoa está para peixe, desde que o mesmo seja fisgado, obedecendo os limites do peso mínimo por semana e tamanho exigido para cada espécie. E para garantir a eficiência nos trabalhos de preservação da lagoa e também de suas riquezas naturais, o CNA contará com a parceria da Polícia Ambiental nas rondas de fiscalização realizadas no clube. O intuito é contribuir para uma saudável perpetuação das espécies da fauna e da flora, além de melhorar as condições de pesca também no futuro. E é pensando neste futuro próximo que o clube irá reservar um dos braços da lagoa, a fim de que o local sirva como berçário para reprodução das espécies nativas. A área escolhida, é o braço da Luzia. A medida partiu de um estudo técnico realizado por biólogos, com o objetivo de aumentar a quantidade e variedade de peixes no local. COTA SEMANAL ESTABELECIDA: Cada pescador pode levar para casa até 5 kg de peixes e um exemplar por semana. Desde que respeitando as normas dos órgãos ambientais que estipula o peso e tamanho mínimo para cada espécie. INSPEÇÃO OBRIGATÓRIA: Ao final da pescaria, todos os peixes deverão ser apresentados para pesagem e medição. Um funcionário do clube irá verificar se o tamanho mínimo respeita os parâmetros definidos pela legislação ambiental e se a quantidade/peso está adequada a cota semanal estipulada. ORIENTAÇÕES >> Respeite as medidas mínimas e as cotas de captura; >> Ao capturar um peixe pequeno, manuseie-o e o devolva à água com cuidado; >> Pesque, fotografe e solte. A foto será sua melhor recordação; >> Verifique e mantenha em dia a documentação de sua embarcação; >> Não jogue lixo ou resíduos no meio ambiente; >> Evite o consumo de álcool ao navegar; Tabela de pescados Espécie Tamanho mínimo Corvina 30 cm Matrinxã 30 cm Pacu 40 cm Pescada 30 cm Piau 25 cm Surubim 80 cm Traíra 30 cm Tucunaré 25 cm Piranha Pesca Livre CD Pesca Livre