A Lagoa Silvana é o maior e mais completo centro de lazer do Vale do Aço.

Com mais de 50 anos de história e orgulho de ter uma família de associados, chegar até aqui só foi possível graças aos sócios e dirigentes, que acreditaram neste espaço como uma extensão de suas casas.

As histórias do Clube Náutico Alvorada, da Usiminas e de Ipatinga se confundem.

A cidade, recém-emancipada, crescia em função da implantação da siderúrgica. Recebia pessoas de todos os cantos do país à procura das oportunidades de emprego.

As famílias que se instalavam por aqui buscavam também uma opção de lazer. Foi nesse contexto que em 19 de setembro de 1963 um grupo de amigos liderado por Ataliba Arcênio Taveira, Leandro Soares, José Augustinho, Eurico e João Câncio fundava o Clube Caça e Pesca Alvorada no bairro Areal, às margens do rio Piracicaba. No grande salão redondo, que funcionava como sede social, aconteceram grandes bailes de carnaval. Apesar de ficar sempre cheio, o clube não oferecia boas condições para pesca.

Na verdade, quem queria pescar tinha que ir para a lagoa próxima ao terreno de um tal Silvano. Apesar do acesso difícil, que exigia deixar o carro e terminar o percurso a pé, o local começou a ser muito frequentado e passou a ser conhecido como Lagoa Silvana.

Por volta de 1968, a sede do clube foi transferida para as margens da lagoa. É aí que começa a verdadeira história do Clube Náutico Alvorada. Os primeiros 20 anos foram dedicados à infra-estrutura. Implantação de energia elétrica, construção da praia, restaurante, churrasqueiras, tanque de peixes, área de camping e plataforma.

A partir de 1990, a atual diretoria assume, dando início a uma nova era de modernização do clube e ênfase aos serviços. Foi responsável pela pavimentação da estrada e do estacionamento, construiu novos galpões com churrasqueiras, lanchonete, praça com chafariz e pousada. Implementou as estruturas de camping, do polígono de tiro e de pesca, com a construção de novos ancoradouros, marinas e acesso interno com estacionamento. Instalou o toboágua, fez o parque aquático infantil, além de muitas outras obras. O cuidado com o meio ambiente também é prioridade. Repovoamento da lagoa com peixes adequados ao ecossistema e recuperação da mata ciliar são algumas das ações.

O clube realiza grandes festas, todas com acesso gratuito dos sócios. O Projeto Sol Maior recebe artistas renomados, que fazem shows que entram para a história da região. Carnaval Molhado, Encontro de Campistas e Festa das Crianças promovem diversão e integração.

No Clube Naútico Alvorada, os associados encontram tudo o que procuram. Lazer e diversão, descanso, proximidade e integração com a natureza. Uma completa rede de serviços possibilita usufruir de tudo isso com conforto e comodidade.

Diretorias

Atual

Presidente: José de Sousa Carvalho
Vice-presidente: Marco Túlio Dimas Diniz
Diretor Financeiro: Cid Gomes Pereira
Diretor Administrativo: Euzer Antônio de Andrade
Diretor de Pesca e Meio ambiente: Julimar Cosme da Silva 

Conselho Deliberativo: Alberto de Brito Rocha, Anderson Pardim Vieira, Antônio José Pimenta, Eduardo Valladares Guimarães, Ivan Luiz Ottoni de Carvalho, Jainer Tadeu Machado de Araújo, Jairo José Vidal, José Maria Vidal, José Maurício de Paiva, José Rosa Alves dos Reis, Landoaldo Pereira dos Santos, Márcio José Veríssimo, Rene Lelis Bitencourt, Sebastião Pinto de Moraes e Tarcísio dos Reis Meneghin. 

Conselho Fiscal: Fabricio Michel Fogaça, Gustavo Serrano dos Santos, José Geraldo Dorim, Marcelo Navarro Ananinas de Souza, Ricardo Israel Couto e Wagner Montenegro Rocha.

 

1ª Diretoria

Presidente: Ataliba Arcênio Taveira
Vice-presidente: João C. Ventura
Tesoureiro: Leandro Soares
Secretário: Luiz Otávio

 

2ª Diretoria

Presidente: Nilton Vinhas de Oliveira
Tesoureiro: Leandro Soares

 

3ª Diretoria (1968)

Presidente: Basile Emanuel Papastamatiou
Vice-presidente: Jorge Hissa Chain
Secretário Geral: Haroldo Gomes Amaral
1º Secretário: José Aguiar Silva
1º Tesoureiro: Marlúcio Vilas Bôas
Diretor do Departamento de Pesca: Leandro Soares
Diretor Social: Tiziano Gaggiato
Diretor do Departamento de Tiro: José Pinheiro Filho
Diretor do Departamento de Zoologia: Bosso Tadami

Diretores auxiliares: Paulo Nakano, Itamar Faria de Oliveira, Jacy Fidelis de Oliveira, Samuel Augusto Deslandes Filho, Geraldo Vieira da Silva, Natal Saito

 

4ª Diretoria (1990)

Presidente: Domingos Sávio Dias Ferreira
Vice-presidente: Joaquim de Castro Barroso
Diretor Administrativo: Euzer Antônio Andrade
Diretor Financeiro: Cid Gomes Pereira
Diretor de Tiro: Evandro de Almeida Calcagno